Notícias

Perdemos um dos nossos. Camarada Chico Lessa, presente!


O Sindicato dos Ferroviários de Bauru e Mato Grosso do Sul registra com grande pesar a morte do militante operário Chico Lessa, ocorrida na manhã deste sábado (28/02), em um acidente ocorrido em São Paulo, que também deixou ferido o diretor de nosso Sindicato Roque Ferreira, que foi medicado e não corre nenhum risco. Oferecemos toda nossa solidariedade à família e amigos do camarada Chico.
Chico Lessa tornou-se militante operário desde a juventude. Alegre, bem disposto, formou-se em advocacia e sempre advogou para sindicatos e para os trabalhadores. Com a sua militância e combate, o camarada esteve na linha de frente do Movimento das Fábricas Ocupadas e estava sendo criminalizado por isso, por defender os operários e suas lutas. Percorreu o Brasil inteiro passando as experiências da Cipla, Interfibra, Flaskô e demais fábricas ocupadas pelos trabalhadores, ajudando e apoiando outras ocupações.
Chico Lessa era membro do Comitê Central da Esquerda Marxista. Fundador da CUT e do PT. Esteve presente em centenas de greves, manifestações e lutas da classe operária e da juventude. Se nos tribunais era o “doutor dos trabalhadores”, para todo mundo que compartilhava de seu convívio e da sua militância, era o Chico, com sua alegria, simplicidade e solidariedade. Ele parava para explicar uma lei em termos simples a qualquer trabalhador que precisasse, e estava mais disposto ainda a explicar que essa justiça é burguesa e que precisamos lutar pelo comunismo, pelo socialismo para melhorar este mundo.
Chico Lessa estará sempre presente conosco